UNIFASE - Petrópolis

Histórico

Dr. Arthur de Sá Earp Neto

Em 1965, o Reitor Arthur de Sá Earp Neto, acompanhado por um grupo de médicos idealistas, instituiu a Fundação Octacílio Gualberto (FOG), com a finalidade de criar e manter a Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP), que iniciou suas atividades em 31 de outubro de 1967. Esta, em seus anos de atividade contínua, tem diplomado médicos que se destacam, por sua sólida formação, onde quer que exerçam suas atividades profissionais.

Em 1998, dando continuidade ao projeto de seu fundador, a FOG criou a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FASE), prestando assim justa homenagem aquele que foi o criador dos cursos superiores em Petrópolis. Desde então, FMP e FASE formam uma única instituição.

No ano de 2020, enquanto o mundo vivenciava a pandemia causada pela COVID-19, a FASE foi credenciada como centro universitário, passando a ser denominada como Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto - UNIFASE!

Atualmente, a UNIFASE/FMP oferece os seguintes cursos: Medicina; Administração; Enfermagem (nas modalidades Bacharelado e Licenciatura); Nutrição; Odontologia; Psicologia; e os Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Gestão Pública e Radiologia.

Todos os cursos contam com corpo docente altamente qualificado e com adequada infraestrutura, tanto para o ensino das ciências básicas quanto das profissionalizantes. Seus projetos pedagógicos propiciam a interação entre os diversos cursos objetivando a formação de profissionais com visão global, capacidade de trabalho em equipe multiprofissional, conscientes das necessidades sociais e aptos para o mercado de trabalho.

Além de oferecer ensino de graduação de excelência, a UNIFASE/FMP conta com programas de pós-graduação nas áreas de seus cursos, assim como diversos programas de Residência Médica, Residência em Enfermagem e Residência Multiprofissional. Na Instituição, também são oferecidos cursos e projetos de extensão que objetivam levar o conhecimento acadêmico à comunidade em processo dialógico de interação. Na área da pesquisa científica, a UNIFASE/FMP tem investido em programas de iniciação científica e grupos de pesquisa dos quais ressalta-se o Centro de Medicina Regenerativa e as parcerias com importantes instituições, como a Fiocruz.

Em 2006, a Instituição transferiu seu campus, antes localizado no bairro de Cascatinha, para um terreno de 85.000m², próximo ao Centro Histórico de Petrópolis. O campus conta com as mais modernas e adequadas instalações físicas e recursos tecnológicos, estando plenamente integrado à Mata Atlântica. Baseada nos preceitos de compromisso com a comunidade e formação integral do aluno, a UNIFASE/FMP abriga e oferece diversas atividades, tanto de educação e saúde, quanto de cultura e entretenimento, através do seu próprio Centro Cultural e do seu canal de tv educativo.

Afirmando o seu compromisso com a população e o Sistema Único de Saúde, a UNIFASE/FMP implantou e garante o funcionamento de várias unidades de saúde, podendo assim proporcionar diversidade de cenários para o ensino e a prática profissional: o Ambulatório-Escola, as cinco Unidades de Saúde da Família, o DIP (Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias) e o Pavilhão de Ensino no Hospital de Ensino Alcides Carneiro. Todas as unidades estão integradas à rede pública de saúde, prestando serviços inteiramente gratuitos à população e promovendo diversas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde.