SEMINÁRIO DE PESQUISA ASPECTOS ÉTICOS EM PESQUISA TRANSLACIONAL

Imagem do curso

período: 23 de setembro

horário: 17h30 às 19h30

objetivo

Apresentar os aspectos bioéticos envolvidos em todas as fases da pesquisa translacional, com ênfase no papel do pesquisador, bem como na sua interação com o núcleo de pesquisa clínica.

Pesquisa translacional na saúde é entendida como pesquisa científica que objetiva reduzir o distanciamento entre a produção do conhecimento nos laboratórios e a aplicação prática na medicina, nos serviços de saúde, por meio de intervenções inovadoras para a população".
Pois além de favorecer a compreensão, permitirá um maior interesse, para diversos participantes.

carga horária

2 horas

público-alvo

Acadêmicos e profissionais da área de saúde

investimento

Evento gratuito

professor responsável

Professores convidados:
 
Mônica Diuana Calasans Maia
 
Doutorado em Patologia pela Universidade Federal Fluminense. Possui Capacitação em Pesquisa Clínica pelo Ministério da Saúde e certificação em Bioética e Boas Práticas Clínicas pela Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica
 

Marcus Barreto Conte

Doutorado (2001) na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Associado da FM da UFRJ de 1997 a 2018. Professor Titular do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) / Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP). Coordenador do Núcleo de Pesquisa Clínica da UNIFASE/FMP. Especialista em Pneumologia (RQE 3960) e em Medicina Legal e Perícia Médica (RQE 33655)