A Semana Científica é um evento anual que reúne profissionais e pesquisadores de diferentes regiões do país com o objetivo de difundir a cultura da pesquisa.
Sua programação envolve as seguintes atividades:
Palestra de Abertura: apresentação de pesquisador de notório reconhecimento, de caráter multidisciplinar, voltada para a sensibilização da plateia para problemática central que norteia o evento. Mesas Redondas: apresentação e debate conduzido por um coordenador, em torno de temas de relevância para os diferentes campos de interesse. Mostra de Trabalhos Científicos: espaço para exposição, apresentação e discussão de trabalhos e projetos técnico-científicos elaborados por alunos, professores e pesquisadores. Práticas Educativas Inovadoras: apresentação de atividades e produtos de caráter acadêmico-científico, que não constituem propriamente modalidade de pesquisa, mas exploram novas possibilidades pedagógicas no desenvolvimento de competências, na formação do espírito investigativo e de um olhar crítico sobre a realidade. Circuitos Educativos: vivencias de conceitos científicos promovidas por alunos e professores. Atividades Culturais: atividades complementares, de caráter cultural, voltadas para questões afins à temática proposta, de modo a enriquecer a reflexão a partir de outras linguagens.
Palestra de Abertura: apresentação de pesquisador de notório reconhecimento, de caráter multidisciplinar, voltada para a sensibilização da plateia para problemática central que norteia o evento.
Mesas Redondas: apresentação e debate conduzido por um coordenador, em torno de temas de relevância para os diferentes campos de interesse.
Mostra de Trabalhos Científicos: espaço para exposição, apresentação e discussão de trabalhos e projetos técnico-científicos elaborados por alunos, professores e pesquisadores.
Práticas Educativas Inovadoras: apresentação de atividades e produtos de caráter acadêmico-científico, que não constituem propriamente modalidade de pesquisa, mas exploram novas possibilidades pedagógicas no desenvolvimento de competências, na formação do espírito investigativo e de um olhar crítico sobre a realidade.
Circuitos Educativos: vivencias de conceitos científicos promovidas por alunos e professores.
Atividades Culturais: atividades complementares, de caráter cultural, voltadas para questões afins à temática proposta, de modo a enriquecer a reflexão a partir de outras linguagens.
Como aluno de ensino médio
Se você é aluno de ensino médio, matriculado em escola pública ou privada, pode participar:
assistindo a palestras, mesas redondas, apresentação de trabalhos e/ou práticas educativas inovadoras (vindo com a sua escola ou mesmo individualmente); participando dos circuitos educativos (a inscrição neste caso é feita pela escola, procure a ajuda de um professor) inscrevendo prática educativa inovadora (se você participou de alguma experiência educativa em sua escola onde foram usados conhecimentos e metodologias científicos, fale com seu professor para inscrever o trabalho de vocês – veja submissão de trabalhos no ítem INSCRIÇÃO)
assistindo a palestras, mesas redondas, apresentação de trabalhos e/ou práticas educativas inovadoras (vindo com a sua escola ou mesmo individualmente);
participando dos circuitos educativos (a inscrição neste caso é feita pela escola, procure a ajuda de um professor)
inscrevendo prática educativa inovadora (se você participou de alguma experiência educativa em sua escola onde foram usados conhecimentos e metodologias científicos, fale com seu professor para inscrever o trabalho de vocês – veja submissão de trabalhos no ítem INSCRIÇÃO)
assistindo a palestras, mesas redondas, apresentação de trabalhos e/ou práticas educativas inovadoras (inscrição individual); participando dos cursos oferecidos (inscrição individual); participando dos circuitos educativos (adesão durante o evento); inscrevendo trabalho científico, relato de caso ou prática educativa (exige a indicação de um professor orientador – veja submissão de trabalhos no ítem INSCRIÇÃO)
assistindo a palestras, mesas redondas, apresentação de trabalhos e/ou práticas educativas inovadoras (inscrição individual);
participando dos cursos oferecidos (inscrição individual);
participando dos circuitos educativos (adesão durante o evento);
inscrevendo trabalho científico, relato de caso ou prática educativa (exige a indicação de um professor orientador – veja submissão de trabalhos no ítem INSCRIÇÃO)