IV Curso de Diagnóstico e Controle da Osteoartrite Temporomandibular

inscrições até: 07/04/2023

período: 10 a 12 de abril de 2023

horário: 08h às 18h30

objetivo

Capacitar o profissional para o diagnóstico, estadiamento e determinação dos diferentes fenótipos da osteoartrite da ATM; Capacitar o profissional para a seleção das terapias e métodos de lise e lavagem e injeção intra-articular mais adequados para cada paciente; Treinar o profissional para a execução das técnicas de artrocentese e injeção intra- articular, `as cegas ou guiadas por imagens de ultrassom e/ou artroscopia em tempo real, tanto no compartimento superior quanto inferior da ATM.

carga horária

22 horas

Local do curso

Campus Barão do Rio Branco

público-alvo

Cirurgiões-dentistas especialistas em DTM e Dor Orofacial e/ou Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial 

investimento

R$ 9.250,00 (nove mil, duzentos e cinquenta reais) ou 04 parcelas de R$ 2.487,50 (dois mil, quatrocentos e oitenta e sete reais e cinquenta centavos)

Programação do Curso

O curso abordará estratégias para o diagnóstico e controle da osteoartrite da ATM, baseadas nas melhores evidências disponíveis, e oferecerá demonstrações de técnicas e treinamento prático nas mesmas em cadáveres frescos, com foco em técnicas de guiagem em tempo real por imagens de ultrassom.

professores responsáveis

Ricardo de Souza Tesch
 
Possui Graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/RJ (1992); Especialização em Ortodontia pela Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas/SP (1999); Mestrado em Medicina com área de concentração em Cirurgia de Cabeça e Pescoço pelo Hospital Heliópolis/SP (2003) e Doutorado em Clinica Médica (Neurologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/RJ (2018). Atualmente é Professor Adjunto da Faculdade de Medicina de Petrópolis/UNIFASE, onde é o Coordenador do Curso de Especialização em DTM e Dor Orofacial e Diretor do Laboratório de Medicina Regenerativa. Pesquisador com interesse especial nas áreas de DTM e Dor Orofacial, Genética e Medicina Regenerativa, esta última com ênfase no emprego de Terapias Celulares para Regeneração de Cartilagem e Osso. Atualmente é o Investigator Principal no primeiro ensaio clínico em humanos para a regeneração da ATM empregando o transplante autólogo de condrócitos do septo nasal (UTN - U1111–1194-6997).