Histórico

Dr. Arthur de Sá Earp Neto

Em 1965, o Reitor Arthur de Sá Earp Neto, acompanhado por um grupo de médicos idealistas, instituiu a Fundação Octacílio Gualberto, com a finalidade de criar e manter a Faculdade de Medicina de Petrópolis, que iniciou suas atividades em 31 de outubro de 1967. Esta, em seus anos de atividade contínua, tem diplomado médicos que se destacam, por sua sólida formação, onde quer que exerçam suas atividades profissionais.

Em 1998, dando continuidade ao projeto de seu fundador, a Fundação criou a Faculdade Arthur Sá Earp Neto - Fase, prestando assim justa homenagem aquele que foi o criador dos cursos superiores em Petrópolis. Desde então, FMP e Fase formam uma única instituição.

Hoje, além da graduação em Medicina, a FMP/Fase oferece os seguintes cursos: Administração – com linhas de formação específicas em Gestão de Sistemas de Informação, Gestão do Marketing e Gestão da Saúde, Enfermagem – nas modalidades Bacharelado e Licenciatura, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão Ambiental, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Pública, Radiologia e Secretariado.

Todos os cursos contam com corpo docente altamente qualificado e com adequada infraestrutura, tanto para o ensino das ciências básicas quanto das profissionalizantes. Seus projetos pedagógicos propiciam a interação entre os diversos cursos objetivando a formação de profissionais com visão global, capacidade de trabalho em equipe multiprofissional, conscientes das necessidades sociais e aptos para o mercado de trabalho.

Além de oferecer ensino de graduação de excelência, a FMP/Fase conta com programas de pós-graduação nas áreas de seus cursos, assim como programas de Residência Médica, de Residência de Enfermagem em Terapia Intensiva, e de Residência Multiprofissional em Atenção Básica. Na instituição, também são oferecidos cursos de extensão em diversas áreas do conhecimento e desenvolvidas importantes linhas de pesquisa em parceria com o Governo Federal e outras instituições brasileiras e estrangeiras.

Em 2006, a Faculdade transferiu seu campus, antes localizado no bairro de Cascatinha, para um terreno de 85.000m², próximo ao Centro Histórico de Petrópolis. O campus conta com as mais modernas e adequadas instalações físicas e recursos tecnológicos, estando plenamente integrado à Mata Atlântica. Seguindo seus preceitos de compromisso com a comunidade e formação integral do aluno, a FMP/Fase abriga e oferece diversas atividades, tanto de educação e saúde, quanto de cultura e entretenimento, através do seu próprio Centro Cultural, aberto a toda a sociedade.

Afirmando o seu compromisso com a comunidade, a FMP/Fase implantou e garante o funcionamento de várias unidades de saúde, podendo assim proporcionar diversidade de cenários para o ensino e a prática profissional: o Ambulatório-Escola, quatro Unidades de Saúde da Família, o DIP (Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias) e o Pavilhão de Ensino no Hospital de Ensino Alcides Carneiro. Todas as unidades estão integradas à rede pública de saúde, prestando serviços inteiramente gratuitos à população e promovendo diversas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde.