Biblioteca

Funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h e sábado, das 8h às 12h

Biblioteca Professor Charles Alfred Esbérard

Nossa biblioteca destina-se à comunidade acadêmica, docentes, pesquisadores da área médica, pesquisadores externos, funcionários da instituição e comunidade em geral e visa promover o acesso e incentivar o uso e a geração da informação, contribuindo para a excelência do ensino, pesquisa, extensão e inovação nas áreas de medicina, odontologia, psicologia, radiologia, administração, enfermagem e nutrição.

  • Um pouco de história

    Nossa Biblioteca foi criada em 17 de agosto de 1967, com acervo inicial constituído de obras de referência e títulos especializados em medicina provindos do acervo particular do Dr. Nelson de Sá Earp, primeiro diretor da FMP.


    Quando do 30° aniversário da criação da Faculdade, a Biblioteca foi reinaugurada, passando a denominar-se Biblioteca Prof. Charles Alfred Esbérard, em homenagem ao grande mestre e professor fundador da FMP, titular de Fisiologia e benemérito da Biblioteca, para a qual doou mais de 3.000 livros de sua coleção particular.

  • Nossa infraestrutura

    Nossa biblioteca possui modernas e amplas instalações, toda envidraçada e integrada à Mata Atlântica, com excelente iluminação artificial e projetada para potencializar o aproveitamento da iluminação natural e com ambientes climatizados e com acesso à internet. 


    A biblioteca está estrategicamente situada no coração do Campus da UNIFASE/FMP, permitindo fácil acesso por rampa e piso tátil direcional. Há identificação do setor com placa visual e em braile. Os salões possuem sistema antifurto.

Biblioteca Professor Charles Alfredo Esbérard

Conheça nossas bases para pesquisa

ABNT Coleções
  • ABNT Coleção

    A UNIFASE/FMP disponibiliza o serviço ABNT Coleção para acesso on-line a normas da ABNT. Desta forma, todos os alunos, pesquisadores, professores e técnicos administrativos, poderão ter acesso a coleção de normas assinadas, proporcionando-lhes uma indispensável ferramenta aos seus estudos, pesquisas, projetos, trabalhos técnicos e acadêmicos dentre outros.

Acessar acervo
Biblioteca Virtual
  • Biblioteca Virtual

    A base de e-books Biblioteca Virtual possui um acervo digital com mais de 12 mil títulos e parceria com 30 editoras. Seu acervo abrange áreas do conhecimento como administração, ciências biológicas, ciências exatas, marketing, engenharia, direito, letras, economia, computação, educação, medicina, enfermagem, psiquiatria, gastronomia, turismo e outras. Dentre os benefícios, os usuários da UNIFASE/FMP têm acesso ilimitado ao acervo por meio de computadores, tablets e smartphones, de qualquer lugar e 24 horas por dia.

Acessar acervo
ABNT Coleções
  • Minha Biblioteca

    A base de e-books Minha Biblioteca disponibiliza um amplo acervo de ciências da saúde com mais de 4 mil títulos, que podem ser acessados de forma simultânea, de qualquer dispositivo que possua acesso à internet. O aluno pode consultar a biblioteca a qualquer hora do dia, em qualquer lugar, podendo utilizar seu computador, notebook, tablet ou smartphone.  

    Para acessar, procure a biblioteca e solicite seus dados de login e senha.

Acessar acervo
ClinicalKey
  • ClinicalKey

    O ClinicalKey é uma ferramenta de busca que oferece, no menor tempo possível, evidências científicas mais abrangentes, relevantes e aprofundadas para todas as especialidades médicas e afins da área da saúde e administração hospitalar. Através dela se tem acesso a mais de 1.000 e-books, 600 revistas médicas, 17.000 vídeos, 2.000.000 de imagens, monografias de drogas, entre outras. 

Acessar acervo
Pergamum
  • Pergamum

    Sistema utilizado para o funcionamento de nossa biblioteca. Através deste sistema é possível realizar consultas, reservar espaços, renovar empréstimos e muito mais. O sistema Pergamum é um facilitador para nossos alunos.

Acessar acervo

Conheça nossos serviços

  • Sistema gerador de ficha catalográfica

    Confecção das fichas catalográficas dos TCC (Trabalhos de Conclusão de Curso) segundo as Normas da ABNT. Para gerar sua ficha, CLIQUE AQUI.


  • Empréstimos, renovações e reservas online

    A Biblioteca da UNIFASE/FMP atende todos os usuários internos e externos da instituição. No entanto, o empréstimo domiciliar de materiais bibliográficos é facultado aos docentes, discentes e funcionários da instituição, que possuem vínculo institucional ativo com a UNIFASE/FMP

  • Empréstimo de armários localizados na biblioteca

    Os usuários da biblioteca tem à sua disposição armários guarda-volumes para o armazenamento de seus pertences diariamente, tendo em vista que não é permitida a entrada com bolsas ou mochilas. Os visitantes também usufruem deste benefício

  • Normalização de trabalhos acadêmicos e artigos

    A UNIFASE/FMP é assinante de uma vasta coleção de Normas dentro da ABNT. O usuário pode acessar as normas através da rede local ou por acesso remoto

  • Treinamento de usuários

    A Biblioteca oferece este serviço, tanto a pedido de professores no início do ano letivo, como no decorrer das atividades diárias da biblioteca. Seu objetivo é facilitar o uso dos recursos existentes na biblioteca

  • Acesso à bases de dados on-line

    A Biblioteca da UNIFASE/FMP oferece acesso e treinamento para melhor utilização das bases disponíveis em nossa página. Estas bases podem ser referenciais ou bibliográficas

  • Consulta ao acervo

    O usuário pode consultar o acervo de livros e periódicos, nas dependências da biblioteca, que possui espaço adequado para estudo individual e em grupo, bem como utilizar computadores para pesquisas no PERGAMUM e na internet

  • Solicitação de artigos e outros documentos

    Serviço que permite obter cópias impressas ou eletrônicas de documentos técnico-científicos, publicados em revistas, teses, dissertações, livros, dentre outros, existentes tanto no acervo da biblioteca da UNIFASE/FMP como de outras bibliotecas do país ou do exterior

  • Pesquisa bibliográfica

    A pesquisa bibliográfica compreende o levantamento da bibliografia já publicada em forma de livros, artigos de periódicos, teses, anais de congressos, indexados em bases de dados bibliográficas

Bases de dados - Acesso livre
Links interessantes

Dúvidas Frequentes - FAQ

Ficou com alguma dúvida? Nosso FAQ está aqui para solucioná-las.

  • Quantos livros posso pegar emprestado e por quanto tempo?

    A quantidade de itens para empréstimo e o prazo depende do tipo de usuário. Seguem abaixo descritos os prazos:


    Tipo de usuário:

    Aluno de graduação 

    Quantidade: 04 livros

    Prazo: 7 dias


    Tipo de usuário:

    Aluno do curso técnico

    Quantidade: 4 livros

    Prazo: 7 dias



    Tipo de usuário:

    Aluno de pós-graduação

    Quantidade: 04 livros

    Prazo: 15 dias


    Tipo de usuário:

    Funcionário

    Quantidade: 02 livros

    Prazo: 15 dias

  • Se eu atrasar a devolução, como funciona?

    O usuário ficará sujeito a multa por tipo de empréstimo, por dia, a contar do término do prazo do empréstimo. A multa por atraso de livro – diária – Valor: R$ 4,50 (quatro reais e cinquenta centavos) por dia útil.

  • Como faço para renovar o empréstimo?

    A renovação do prazo de empréstimo será permitida caso a obra não esteja reservada para outro usuário. A renovação pode ser feita presencialmente, por telefone ou através do Meu Pergamum. Ver tutorial de uso do Meu Pergamum na página da biblioteca.

  • Como funciona o empréstimo de chave do guarda volumes?

    O empréstimo do guarda volumes será por dia, sem possibilidade de renovação. A multa por atraso na devolução da chave do armário guarda volumes – diária – Valor: R$ 5,20 (cinco reais e vinte centavos) por dia útil.

Onde estamos

Nosso belo Campus está localizado no Centro de Petrópolis. Confira como chegar!

Av. Barão do Rio Branco, 1003 - Centro, Petrópolis - RJ, 25680-120, Brasil
biblioteca@unifase-rj.edu.br
(24) 2244 6491

Funcionamento

Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h e sábado, das 8h às 12h.

Organização e Administração da Biblioteca

Vanessa Ferreira Belchior

(Bibliotecária) – Mestre em Preservação de acervos de Ciência e Tecnologia (MAST), Qualificada em Acesso à Informação Científica e Tecnológica em Saúde (FIOCRUZ) e Bacharel em Biblioteconomia e Documentação (UNIRIO).

Share by: