Biblioteca

Funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h e sábado, das 8h às 12h

Biblioteca Professor Charles Alfred Esbérard

Nossa biblioteca destina-se à comunidade acadêmica, docentes, pesquisadores da área médica, pesquisadores externos, funcionários da instituição e comunidade em geral e visa promover o acesso e incentivar o uso e a geração da informação, contribuindo para a excelência do ensino, pesquisa, extensão e inovação nas áreas de medicina, odontologia, psicologia, radiologia, administração, enfermagem e nutrição.

  • Um pouco de história

    Nossa Biblioteca foi criada em 17 de agosto de 1967, com acervo inicial constituído de obras de referência e títulos especializados em medicina provindos do acervo particular do Dr. Nelson de Sá Earp, primeiro diretor da FMP.


    Quando do 30° aniversário da criação da Faculdade, a Biblioteca foi reinaugurada, passando a denominar-se Biblioteca Prof. Charles Alfred Esbérard, em homenagem ao grande mestre e professor fundador da FMP, titular de Fisiologia e benemérito da Biblioteca, para a qual doou mais de 3.000 livros de sua coleção particular.

  • Nossa infraestrutura

    Nossa biblioteca possui modernas e amplas instalações, toda envidraçada e integrada à Mata Atlântica, com excelente iluminação artificial e projetada para potencializar o aproveitamento da iluminação natural e com ambientes climatizados e com acesso à internet. 


    A biblioteca está estrategicamente situada no coração do Campus da UNIFASE/FMP, permitindo fácil acesso por rampa e piso tátil direcional. Há identificação do setor com placa visual e em braile. Os salões possuem sistema antifurto.

Biblioteca Professor Charles Alfredo Esbérard

Conheça nossas bases para pesquisa

ABNT Coleções
  • ABNT Coleção

    A UNIFASE/FMP disponibiliza o serviço ABNT Coleção para acesso on-line a normas da ABNT. Desta forma, todos os alunos, pesquisadores, professores e técnicos administrativos, poderão ter acesso a coleção de normas assinadas, proporcionando-lhes uma indispensável ferramenta aos seus estudos, pesquisas, projetos, trabalhos técnicos e acadêmicos dentre outros.

Acessar acervo
Biblioteca Virtual
  • Biblioteca Virtual

    A base de e-books Biblioteca Virtual possui um acervo digital com mais de 12 mil títulos e parceria com 30 editoras. Seu acervo abrange áreas do conhecimento como administração, ciências biológicas, ciências exatas, marketing, engenharia, direito, letras, economia, computação, educação, medicina, enfermagem, psiquiatria, gastronomia, turismo e outras. Dentre os benefícios, os usuários da UNIFASE/FMP têm acesso ilimitado ao acervo por meio de computadores, tablets e smartphones, de qualquer lugar e 24 horas por dia.

Acessar acervo
ABNT Coleções
  • Minha Biblioteca

    A base de e-books Minha Biblioteca disponibiliza um amplo acervo de ciências da saúde com mais de 4 mil títulos, que podem ser acessados de forma simultânea, de qualquer dispositivo que possua acesso à internet. O aluno pode consultar a biblioteca a qualquer hora do dia, em qualquer lugar, podendo utilizar seu computador, notebook, tablet ou smartphone.  

    Para acessar, procure a biblioteca e solicite seus dados de login e senha (E-mail: biblioteca@unifase-rj.edu.br)

Acessar acervo
ClinicalKey
  • ClinicalKey

    O ClinicalKey é uma ferramenta de busca que oferece, no menor tempo possível, evidências científicas mais abrangentes, relevantes e aprofundadas para todas as especialidades médicas e afins da área da saúde e administração hospitalar. Através dela se tem acesso a mais de 1.000 e-books, 600 revistas médicas, 17.000 vídeos, 2.000.000 de imagens, monografias de drogas, entre outras. 

Acessar acervo
Pergamum
  • Complete Anatomy

    O Complete Anatomy permite a visualização, manipulação e edição, para que os alunos compreendam as relações espaciais de estruturas anatômicas com detalhes incrivelmente realistas. Você decide como sua jornada pela anatomia começa, personalizando sua experiência de aprendizagem anatômica. Personalize seu personagem anatômico com modelos femininos e masculinos completos, bem como seus atributos físicos. Adapte seu modelo e assista a vídeos que aprimoram o currículo da especialidade, e escolha entre cinco idiomas.

Saiba como acessar
Pergamum
  • Pergamum

    Sistema utilizado para o funcionamento de nossa biblioteca. Através deste sistema é possível realizar consultas, reservar espaços, renovar empréstimos e muito mais. O sistema Pergamum é um facilitador para nossos alunos.

Acessar acervo

Conheça nossos serviços

  • Sistema gerador de ficha catalográfica

    Confecção das fichas catalográficas dos TCC (Trabalhos de Conclusão de Curso) segundo as Normas da ABNT. Para gerar sua ficha, CLIQUE AQUI.


  • Empréstimos, renovações e reservas online

    A Biblioteca da UNIFASE/FMP atende todos os usuários internos e externos da instituição. No entanto, o empréstimo domiciliar de materiais bibliográficos é facultado aos docentes, discentes e funcionários da instituição, que possuem vínculo institucional ativo com a UNIFASE/FMP

  • Empréstimo de armários localizados na biblioteca

    Os usuários da biblioteca tem à sua disposição armários guarda-volumes para o armazenamento de seus pertences diariamente, tendo em vista que não é permitida a entrada com bolsas ou mochilas. Os visitantes também usufruem deste benefício

  • Normalização de trabalhos acadêmicos e artigos

    A UNIFASE/FMP é assinante de uma vasta coleção de Normas dentro da ABNT. O usuário pode acessar as normas através da rede local ou por acesso remoto

  • Treinamento de usuários

    A Biblioteca oferece este serviço, tanto a pedido de professores no início do ano letivo, como no decorrer das atividades diárias da biblioteca. Seu objetivo é facilitar o uso dos recursos existentes na biblioteca

  • Acesso à bases de dados on-line

    A Biblioteca da UNIFASE/FMP oferece acesso e treinamento para melhor utilização das bases disponíveis em nossa página. Estas bases podem ser referenciais ou bibliográficas

  • Consulta ao acervo

    O usuário pode consultar o acervo de livros e periódicos, nas dependências da biblioteca, que possui espaço adequado para estudo individual e em grupo, bem como utilizar computadores para pesquisas no PERGAMUM e na internet

  • Solicitação de artigos e outros documentos

    Serviço que permite obter cópias impressas ou eletrônicas de documentos técnico-científicos, publicados em revistas, teses, dissertações, livros, dentre outros, existentes tanto no acervo da biblioteca da UNIFASE/FMP como de outras bibliotecas do país ou do exterior

  • Pesquisa bibliográfica

    A pesquisa bibliográfica compreende o levantamento da bibliografia já publicada em forma de livros, artigos de periódicos, teses, anais de congressos, indexados em bases de dados bibliográficas

Bases de dados - Acesso livre
Links interessantes

Dúvidas Frequentes - FAQ

Ficou com alguma dúvida? Nosso FAQ está aqui para solucioná-las.

  • Quantos livros posso pegar emprestado e por quanto tempo?

    A quantidade de itens para empréstimo e o prazo depende do tipo de usuário. Seguem abaixo descritos os prazos:


    Tipo de usuário:

    Aluno de graduação 

    Quantidade: 04 livros

    Prazo: 7 dias


    Tipo de usuário:

    Aluno do curso técnico

    Quantidade: 4 livros

    Prazo: 7 dias



    Tipo de usuário:

    Aluno de pós-graduação

    Quantidade: 04 livros

    Prazo: 15 dias


    Tipo de usuário:

    Funcionário

    Quantidade: 02 livros

    Prazo: 15 dias

  • Se eu atrasar a devolução, como funciona?

    O usuário ficará sujeito a multa por tipo de empréstimo, por dia, a contar do término do prazo do empréstimo. A multa por atraso de livro – diária – Valor: R$ 4,50 (quatro reais e cinquenta centavos) por dia útil.

  • Como faço para renovar o empréstimo?

    A renovação do prazo de empréstimo será permitida caso a obra não esteja reservada para outro usuário. A renovação pode ser feita presencialmente, por telefone ou através do Meu Pergamum. Ver tutorial de uso do Meu Pergamum na página da biblioteca.

  • Como funciona o empréstimo de chave do guarda volumes?

    O empréstimo do guarda volumes será por dia, sem possibilidade de renovação. A multa por atraso na devolução da chave do armário guarda volumes – diária – Valor: R$ 5,20 (cinco reais e vinte centavos) por dia útil.

Onde estamos

Nosso belo Campus está localizado no Centro de Petrópolis. Confira como chegar!

Av. Barão do Rio Branco, 1003 - Centro, Petrópolis - RJ, 25680-120, Brasil
biblioteca@unifase-rj.edu.br
(24) 2244 6491

Funcionamento

Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h e sábado, das 8h às 12h.

Organização e Administração da Biblioteca

Vanessa Ferreira Belchior

(Bibliotecária) – Mestre em Preservação de acervos de Ciência e Tecnologia (MAST), Qualificada em Acesso à Informação Científica e Tecnológica em Saúde (FIOCRUZ) e Bacharel em Biblioteconomia e Documentação (UNIRIO).

Share by: