CURSO INTRODUÇÃO À GEOLOGIA MÉDICA

inscrições até: 10/10/2018

período: 16 de outubro

horário: 14h às 18h

objetivo

A Geologia Médica é definida como a ciência que estuda a influência de fatores geológicos ambientais relacionados à distribuição geográfica das doenças humanas e dos animais.

Nosso ambiente é uma rede de interações geológicas e biológicas caracterizadas pelas relações entre a vida e o planeta Terra. Os elementos químicos formadores das rochas e dos solos podem representar riscos à saúde dos homens, dos vegetais e dos animais. Os teores desses elementos em nosso ambiente podem estar correlacionados com a deficiência e toxicidade dos mesmos nos organismos dos seres vivos. Alguns elementos que ocorrem naturalmente na crosta terrestre são essenciais para manutenção da nossa saúde, porém outros são tóxicos. Antes de considerar a necessidade de “limpar” ou “proteger” uma área contaminada pelo homem, é prudente conhecer os níveis de background da região para determinar o grau de contaminação. Elementos que ocorrem naturalmente no meio ambiente podem produzir efeitos adversos à saúde quando são ingeridos em altas concentrações ou por longo de tempo de exposição quando ingerido em baixos teores. Os processos geológicos associados com as atividades humanas podem redistribuir os metais de locais onde não são prejudiciais para outros locais onde podem afetar, negativamente, à saúde dos homens e dos animais.

A geologia pode alterar a saúde humana. Entretanto, as rochas são fontes naturais de todos os elementos químicos que são encontrados na Terra. Muitos elementos são essenciais para a saúde das plantas, dos animais e do homem. A maior parte desses elementos entra no corpo humano via alimentação e água e através do ar que nós respiramos. Através dos processos de intemperismo, as rochas se fragmentam e formam os solos, nos quais são cultivados produtos agrícolas e criação de animais que constituem fonte de alimentação. As águas potáveis permeiam rochas e solos fazendo parte do ciclo hidrológico podendo ser benéficas ou nocivas a saúde ambiental. Grande quantidade de poeira e gases presentes na atmosfera é resultante dos processos geológicos. Portanto, existe um vínculo direto entre a geoquímica e a saúde devido à ingestão e inalação de elementos químicos pela alimentação e respiração.

É preciso entender a natureza e a magnitude dessas fontes geológicas para desenvolver pesquisas e avaliar o risco causado pelos metais no meio ambiente. É muito importante saber distinguir entre contribuições naturais e antropogênicas que afetam o meio ambiente.

carga horária

4 horas

público-alvo

Profissionais de diferentes áreas científicas, como geólogos, geógrafos, médicos, odontólogos, veterinários, toxicologistas, biólogos e agrônomos, e meio ambiente em geral.

investimento

1 parcela de R$ 30,00

professor responsável

Cassio Roberto da Silva - CPRM

Patricia Duringer Jacques - CPRM