Medicina Regenerativa

inscrições até: 19/10/2017

período: 24/10

horário: 14h às 18h

objetivo

Será apresentada uma visão do Centro de Medicina Regenerativa (CMR), que compreende os seguintes segmentos, aprovados pelo Sistema CEP/CONEP:

 

  • Biobando B-FASE: coleção de material biológico humano e informações associadas, coletado e armazenado para fins de pesquisa;
  • Estudos Pré-Clínicos:  tem como objetivo o isolamento de diferentes células humanas a partir de cordão umbilical, tecido adiposo, tecido vascular, de tecido ósseo, cartilaginoso, tendíneo, tecido crânio facial e oral, pele (derme e epiderme), sangue periférico e medula óssea, além de fatores e componentes do sangue periférico. Os estudos abordam a caracterização de diferentes populações celulares para futura aplicação clínica
  • Estudos Clínicos: aprovados pelo Sistema CEP/CONEP; envolvem estudos desenvolvidos em humanos, Fase I/II, para avaliar segurança e eficácia de novos procedimentos envolvendo terapia celular.

carga horária

4 horas horas

público-alvo

Acadêmicos e profissionais das áreas da saúde e biomédicas

investimento

R$ 50,00

professores responsáveis

Radovan Borojevic

Possui graduação em Biologia - Université de Strasbourg I e doutorado em Biologia - Universite de Paris VI (Pierre et Marie Curie)

Esther R. Takamori

Possui graduação em odontologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestrado em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Odontologia (Estomatologia Biologia Oral) pela Universidade de São Paulo.

Karla Menezes 

Graduada em Enfermagem e Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro na área de Biologia Celular, doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro na área de Biologia Celular.

 

Rosana Bizon Vieira Carias

Possui Graduação em Farmácia, com especialização em Farmácia Industrial, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestrado em Ciências Morfológicas, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Jasmin

Doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

André Marchiori

Doutor em ciências morfológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com foco em bioengenharia de vasos e enxertos, e terapias celulares para o tratamento das patologias vasculares.