Curso FMPFASE

Conferência Professor Antônio José Gomes dos Santos

inscrições até: 15/08/2017

período: 15 de Agosto de 2017

horário: 18h às 20h

objetivo

Homenagear o Prof. Dr. Antônio José Gomes dos Santos, falecido em 2009;

Instigar o pensamento crítico científico em alunos de graduação e profissionais da saúde;

Aprofundar os conhecimentos básicos de fisiologia e fisiopatologia;

Promover o Núcleo de Estudos em Fisiologia entre os diferentes cursos da saúde da FMP/FASE.

 

carga horária

02 horas

público-alvo

Estudantes de graduação e profissionais da área de saúde

investimento

Gratuito

professores responsáveis

Prof. Marcus Vinicius Gemelli Minucci

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Ciências (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutorado em Ciências (Neurociências) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Especialização em Neurologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Treinamento em Pesquisa Clinica e Farmacovigilância no Institut de Recherches Internationales Servier, pertencente ao Les Laboratoires Servier, Paris, França. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Neurologista, atuando principalmente nas Doenças Neurodegenerativas, com ênfase nas Demências.

 Profª. Gisele de Araujo Padilha Cavalcanti de Albuquerque

Possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos, mestrado em Ciências (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e doutorado em Ciências (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com período de doutorado sanduíche na Universitätsklinikum Carl Gustav Carus, Alemanha (2015). Atualmente é professora adjunta de Fisiologia da Faculdade de Medicina de Petrópolis e do Centro Universitário Serra dos Órgãos, e pós-doutora do laboratório de Investigação Pulmonar (UFRJ). Adicionalmente, é membro da Sociedade Brasileira de Fisiologia. Tem experiência nas áreas de Terapia Intensiva e Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Pulmonar.

Prof. Hugo Macedo Ramos

Possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos, mestrado em Ciências (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e doutorado em Ciências (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com período sanduíche na Universidade de Southampton, Reino Unido. É pesquisador colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cirúrgicas da Faculdade de Medicina/UFRJ. Foi contemplado com a Bolsa Nota 10 pela Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ, Nível Mestrado). Adicionalmente, é membro associado da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) e da sociedade Brasileira de Sono.