InterVozes
NORMAS DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS E RESENHAS
1. O processo de submissão é feito apenas através do email: revistaintervozes@fmpfase.edu.br
2. Para submeter originais, é necessário preencher Formulário de Cadastramento e Termo de Responsabilidade e Autorização (assinado por todos os autores), e encaminhá-los quando da submissão do artigo, sem os quais o envio do artigo para submissão não se efetiva.
3. Os textos submetidos a INTERVOZES deverão ser inéditos e não poderão estar sendo submetidos concomitantemente a outras revistas, sendo aceitas traduções de textos publicados em língua estrangeira.
4. Podem ser submetidos à INTERVOZES textos para as seções ARTIGOS E RESENHAS. Para as seções DEBATES e OUTRAS VOZES os textos são produzidos a partir de convite do Comitê Editorial, para as quais é possível encaminhar sugestão de temática.
5. Considera-se ARTIGO, texto proveniente de análise de resultados de pesquisa de campo ou revisão bibliográfica, incluindo ensaios, referentes a temas de interesse da revista. Para aqueles provenientes de pesquisa de campo o texto deve estar estruturado considerando resumo (em português e inglês), introdução, fundamentação teórica, procedimentos metodológicos, apresentação e discussão de resultados e conclusão.
6. Considera-se RESENHA, texto de análise crítica de um determinado produto, (livro, filme, peça de teatro, etc.). Mais que mero resumo, o texto deverá contextualizar a obra e o autor, apresentar suas principais ideias; relacionando-a com outras obras, autores e ideias sobre o tema em questão; e também emitir posicionamento/opinião sobre a contribuição da obra para o estudo e debate no campo a que se refere.
7. Para artigos deve-se respeitar o mínimo de 6.000 e o máximo de 9.000 palavras, para os ensaios mínimo de 4.000 e máximo de 6.000 palavras e para resenhas o máximo de 2.500 palavras. Em todos os casos incluindo título, resumo, notas e referências, quando necessário. O título completo dos textos (até 20 palavras) também deverá ser traduzido, assim como os títulos curtos.
8. Os textos devem ser digitados em Word, fonte Arial 12, segundo NBR 14724, da ABNT.
9. O resumo do artigo em português e em inglês devem conter, cada um, de 150 a 200 palavras. Eles devem estar estruturados considerando o objetivo principal, os métodos básicos adotados, os resultados mais relevantes e as principais conclusões do artigo. Devem ser incluídas de 3 a 5 palavras-chave.
10. As notas, numeradas sequencialmente em algarismos arábicos, devem ser colocadas no rodapé, com fonte tamanho 10. As notas devem ser exclusivamente explicativas, escritas da forma mais sucinta possível, e não devem ser compostas como referências.
11. As referências devem seguir a NBR 6023, da ABNT. No corpo do texto, citar apenas o sobrenome do autor e o ano de publicação, seguidos da página no caso de citações diretas. Todas as referências citadas no texto deverão constar na listagem de referências, ao final do artigo, em ordem alfabética. Os autores são responsáveis pela exatidão das referências, assim como por sua correta citação no texto.
12. Imagens, figuras ou desenhos devem estar em formato PNG ou JPEG, com tamanho máximo 12x15 cm, com no mínimo 600 dpi. Tabelas e gráficos podem ser produzidos em Word ou similar. Todas as ilustrações devem estar no corpo do texto (formatadas de acordo com as normas da ABNT) e anexadas em arquivos separados no processo de submissão, nomeados e numerados de acordo com o texto.
13. Informação referente à aprovação por comitê de ética, financiamento da pesquisa e se o estudo é resultado de monografia de graduação, dissertação de mestrado ou tese de doutorado, devem ser indicadas em nota de rodapé referente ao título.
14. O texto não deve incluir qualquer informação que permita a identificação de autoria sob pena de não ser avaliado; os dados dos autores deverão ser informados apenas nos campos específicos do formulário de submissão. A identificação dos autores quando da publicação constará de titulação, nome, afiliação institucional, cidade/estado/país e endereço eletrônico.
15. O número de coautores deve ser no máximo de cinco. Poderá ser incluído no final do corpo do artigo, após as referencias, como item "Agradecimentos", caso seja necessário citar instituições que de alguma forma possibilitaram a realização da pesquisa e/ou pessoas que colaboraram com o estudo mas não preenchem os critérios de coautoria.
16. Somente serão aceitos para avaliação artigos que contemplem todas as normas de submissão e estarem em consonância com o escopo editorial da revista, caso contrário o texto será considerado inadequado.
17. Sendo aceitos, os artigos são submetidos anonimamente a avaliação de dois pareceristas (double-blind peer review), que fazem parte do Conselho Científico da revista, segundo critérios elaborados pelo Comitê Editorial. Após avaliados os textos serão classificados como: aprovado, aprovado com recomendações, aprovado com restrições.
18. Os autores são responsáveis por todos os conceitos e as informações apresentadas nos artigos, não coincidindo, necessariamente, com o ponto de vista dos editores e do Conselho Científico da revista.
19. Os casos omissos serão decididos pelo Comitê Editorial.